Pedagogia

Home  /  Faculdade  /  Graduação  /  Pedagogia

O campo de atuação profissional do Pedagogo foi bastante ampliado, conforme as recentes reformulações na educação e este poderão ser requisitadas para variadas funções como as de docente, gestor, coordenador, articulador, em organizações governamentais e não governamentais, na área da educação formal e não formal.

O Curso de Pedagogia da Faculdade MODELO visa formar um profissional com perfil definido para o de Licenciatura, o de um profissional docente, com formação para atuação crítica e interdisciplinar na realidade educacional, capacitado para trabalhar na docência, na gestão do trabalho pedagógico e na área de serviços.

O Curso de Pedagogia possui 4 anos de curso, buscando atingir um perfil profissional definido para o de Licenciatura em Pedagogia, é o de um profissional docente, com formação para atuação crítica e interdisciplinar na realidade educacional, capacitado para trabalhar na docência e na gestão do trabalho pedagógico, e na área de serviços. Priorizando a alfabetização como habilidade fundamental para o domínio das diferentes linguagens, incluindo o planejamento, a execução e a avaliação do processo educativo, mediante o acompanhamento e registro do desenvolvimento integral de crianças, jovens e adultos da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio (curso Normal) e na Gestão Escolar. Assume o seu papel regional assegurando desenvolvimento humano, por meio do ensino, pesquisa e extensão, bem como desenvolve talentos e atua como elo entre o mercado de trabalho e a formação profissional, formando cidadãos responsáveis, qualificados e disseminadores do conhecimento.
O profissional formado pelo Curso de Pedagogia da FACULDADE MODELO deverá ser um especialista capaz de pensar sua atuação conjunta e integrada no seu espaço de intervenção profissional, tendo condições de atuar de forma consciente, crítica, flexível e inovadora, sendo capaz de propor soluções para problemas reais; deverá possuir conhecimento didático-pedagógico que lhe permitirá conhecer, questionar, investigar e analisar a realidade educativa, construindo constantemente novos instrumentos para intervir e superar problemas.
Seu campo de atuação profissional foi bastante ampliado, conforme as recentes reformulações na educação e, devido ao seu caráter de formação humanista, pluralista, sistematizada, criativa e com habilidade de liderança, poderá ser requisitado para variadas funções como as de professor, gestor, coordenador e articulador, em organizações governamentais e não governamentais, na área da educação formal e não formal;
Neste sentido buscando uma transdisciplinaridade o projeto deste curso focou-se nos aproveitamentos das disciplinas dos outros cursos na área de gestão da instituição dando um foco na pedagogia empresarial, e na atuação do pedagogo em áreas não tradicionais de sua atuação, ampliando assim as suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho.
Com essa visão, entendemos que o professor, inserido e contextualizado nas novas formas de organização dentro de uma sociedade globalizada, deverá construir conhecimentos que tenham por base um conjunto de competências e habilidades suficientes para que o mesmo possa intervir neste processo.
Desta forma, o profissional deverá realizar um estudo sistemático da educação, do ato educativo, da prática educacional concreta que se realiza na sociedade moderna e desenvolve-se numa tríplice função: saber, saber ser e saber fazer.

PERFIL DO EGRESSO

Pedagogo poderá atuar como professor, na docência da educação infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, como gestor na coordenação da construção e execução do projeto pedagógico e como especialista em atividades que também envolvem a ação educativa, tais como: escolas, empresas, ONGs, formação continuada, e projetos de formação e pesquisa. O graduado em Pedagogia estará apto a desenvolver atividades que envolvem a docência e a gestão educacional

Matrizes Curriculares

• PEDAGOGIA – CALOURO – 2014/1

MATRIZ CURRICULAR – PEDAGOGIA – 2017

 

 

PEDAGOGIA – LICENCIATURA
CURSO RECONHECIDO PELA PORTARIA N° 1093 DE 24/12/2015 – PUBLICADA NO D.O.U. EM 30/12/2015.

Plano de Desenvolvimento Institucional

Investimentos

* A Faculdade de convenio para bolsas com o Educa Mais Brasil e com o Quero Bolsa.

* * Bolsa Social de 30% sobre os valores brutos para alunos da Rede publica

Curso Semestralidade Valor Bruto Desconto Valor/Vencimento
Pedagogia R$ 4.488,00 R$ 748,00 R$ 116,00 R$ 632,00

O que vou aprender ao longo do curso?

Competências Gerais

1 - Fazer escolhas éticas e responsabilizar-se por suas consequências
Ciências Sociais e Atualidade Brasileiras, Sustentabilidade, Educação Ética e Cidadania, Educação Sociedade e Trabalho, Política Pública, Correntes Filosóficas da Educação, Gestão da Educação, Empreendedorismo e Empregabilidade, Psicologia da Interação Humana, Educação em Contexto não escolar
2 - Ler Interpretar e Produzir textos com clareza e coerência
Metodologia Científica e Produção Textual, Leitura e Contação de História, Letramento e Linguística, Métodos e Práticas de Alfabetização e Letramento, Métodos e Práticas da Língua Portuguesa, Práticas
3 - Compreender as linguagens como veículos de comunicação e expressão, respeitando as diferentes manifestações étnico-culturais e a variação linguística
Libras, Tecnologias Educacionais, Arte, Práticas
4 - Interpretar diferentes representações simbólicas, gráficas e numéricas de um mesmo conceito
Tecnologias Educacionais, Jogos e Brincadeiras, Práticas da Educação Infantil, Práticas
5 - Formular e articular argumentos consistentes em situações sociocomunicativas, expressando-se com clareza, coerência e precisão
Metodologia Científica e Produção Textual, Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem, Correntes Filosóficas, Dimensões Políticas e Históricas da Sociedade e da Educação, Leitura e Contação de História, Metodologia e Prática do Ensino das Ciências Sociais e Atualidades Brasileiras, Letramento e Linguística, Método e Prática da Língua Portuguesa, Psicologia e Interação Humana, Práticas
6 - Organizar, interpretar e sintetizar informações para tomada de decisões
Gestão da Aprendizagem, Empreendedorismo e Empregabilidade, Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem,Gestão da Aprendizagem, Gestão da Educação, Práticas
7 - Planejar e elaborar projetos de ação e intervenção a partir da análise de necessidades, de forma coerente, em diferentes contextos
Empreendedorismo e Empregabilidade, Educação Inclusiva, Educação em Contextos não Escolares, Pedagogia Empresarial, Projetos Didáticos: Cultura, Lazar e Eventos, Práticas
8 - Buscar soluções viáveis e inovadoras na resolução de situações-problemas
Sustentabilidade, Educação Inclusiva, Gestão de Aprendizagem, Tecnologias Educacionais, Pedagogia Empresarial, Práticas de Ensino
9 - Trabalhar em equipe, promovendo a troca de informações e a participação coletia, com autocontrole e flexibilidade
Psicologia e Interação Humana, Jogos e Bricnadeiras, Pedagogia Empresarial, Práticas de Ensino
10 - Promover, em situações de conflito, diálogo e regras coletivas de convivência, integrando saberes e conhecimentos, compartilhando metas e objetivos coletivos
Ciências Sociais e Atualidades Brasileiras, Psicologia e Interação Humana, Correntes Filosóficas da Educação, Educação, Ética e Cidadania, Educação, Sociedade e Trabalho, Jogos e Brincadeiras, Práticas

Competências Específicas

1 - Analisar e compreender as políticas educacionais e sua implementação e avaliação, bem como os textos legais relativos à nacional
Políticas Públicas, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Educação Inclusiva, Currículos e Programa, Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem, Gestão da Educação, Práticas de Ensino
2 - Articular as produções teórico-práticas do campo do currículo na elaboração e avaliação de projetos pedagógicos, na organização e na gestão do trabalho educativo escolar e não escolar
Currículos e Programas, Gestão da Educação, Gestão da Aprendizagem, Métodos e Práticas da Alfabetização e Letramento, Métodos e Práticas da Educação de Jovens e Adultos, Métodos e Práticas da Educação Física, Métodos e Práticas da Educação Infantil, Métodos e Práticas da Língua Portuguesa, Métodos e Práticas do Ensino da Arte, Métodos e Práticas do Ensino da Matemática, Métodos e Práticas do Ensino das Ciências Humanas,Métodos e Práticas do Ensino das Ciências Naturais, Métodos e Práticas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Práticas de Ensino
3 - Planejar, desenvolver e avaliar situações de aprendizagem de crianças, jovens e adultos, observando as dimensões física, cognitiva, afetiva, estética, cultural, lúdica, artística ética e biossocial
Gestão da Aprendizagem, Educação Inclusiva, Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem,Métodos e Práticas da Alfabetização e Letramento, Métodos e Práticas da Educação de Jovens e Adultos, Métodos e Práticas da Educação Física, Métodos e Práticas da Educação Infantil, Métodos e Práticas da Língua Portuguesa, Métodos e Práticas do Ensino da Arte, Métodos e Práticas do Ensino da Matemática, Métodos e Práticas do Ensino das Ciências Humanas,Métodos e Práticas do Ensino das Ciências Naturais, Métodos e Práticas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Práticas de Ensino
4 - Compreender as abordagens do conhecimento pedagógico que fundamentam o processo educativo na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental
Correntes Filosóficas, Dimensões Históricas, Políticas Sociais, Metodologia da Educação Infantil, Práticas de Ensino
5 - Planejar, desenvolver e avaliar situações de ensino, aprendizagem propondo metodologias específicas para as diferentes áreas, considerando as múltiplas dimensões da humana
Gestão de Aprendizagem, Libras, Gestão da Educação, Pedagogia Empresarial, Educação em contextos não Escolares, Currículos e Programas, Psicologia do desenvolvimento e Aprendizagem, Prática de Ensino
6 - Planejar, implementar e avaliar projetos educativos contemplando e articulando a diversidade e as múltiplas relações das esferas social, cultural, ética, estética, científica e tecnológica
Projetos Didáticos, Políticas Públicas, Currículos e Programas, Dimensões Didático Pedagogica,Métodos e Práticas da Alfabetização e Letramento, Métodos e Práticas da Educação de Jovens e Adultos, Métodos e Práticas da Educação Física, Métodos e Práticas da Educação Infantil, Métodos e Práticas da Língua Portuguesa, Métodos e Práticas do Ensino da Arte, Métodos e Práticas do Ensino da Matemática, Métodos e Práticas do Ensino das Ciências Humanas,Métodos e Práticas do Ensino das Ciências Naturais, Métodos e Práticas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Práticas de Ensino
7 - Conhecer a realidade dos diferentes espaços de atuação do Pedagogo e suas relações com a sociedade, de modo a propor intervenções educativas fundamentadas em conhecimentos filosóficos, sociais, psicológicos, históricos, econômicos, políticos artísticos e culturais
Educação em Contextos não escolares, Pedagogia Empresarial, Ciências sociais e atualidade Brasileira, Práticas de Ensino
8 - Articular os conhecimentos e produzir processos investigativos do campa da educação e das áreas do ensino e da aprendizagem, docência e gestão escolar
Métodos e Práticas da Alfabetização e Letramento, Métodos e Práticas da Educação de Jovens e Adultos, Métodos e Práticas da Educação Física, Métodos e Práticas da Educação Infantil, Métodos e Práticas da Língua Portuguesa, Métodos e Práticas do Ensino da Arte, Métodos e Práticas do Ensino da Matemática, Métodos e Práticas do Ensino das Ciências Humanas,Métodos e Práticas do Ensino das Ciências Naturais, Métodos e Práticas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Práticas de Ensino, Metodologia Científica e Produção Textual
9 - Promover, planejar e desenvolver ações visando à gestão democrática nos espaços e sistemas escolares e não escolares
Ciências Sociais e Atualidade Brasileira, Educação, Ética e Cidadania, Dimensões Históricas Políticas e Sociais, Educação Sociedade e Trabalho, Gestão da Educação
10 - Conhecer e desenvolver o processo de construção e avaliação do projeto político pedagógico, currículos e planejamento educacional
Gestão da Aprendizagem, Gestão da Educação, Currículos e Programas
11 - Desenvolver trabalho didático empregando os códigos de diferentes linguagens utilizadas por crianças, bem como os conhecimentos pertinentes aos primeiros anos de escolarização, relativos às áreas de conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar
Dimensões Didáticos Pedagógicas, Letramento e Linguística, Jogos e Brincadeiras, Leitura e Contação de Histórias,Métodos e Práticas da Alfabetização e Letramento, Métodos e Práticas da Educação de Jovens e Adultos, Métodos e Práticas da Educação Física, Métodos e Práticas da Educação Infantil, Métodos e Práticas da Língua Portuguesa, Métodos e Práticas do Ensino da Arte, Métodos e Práticas do Ensino da Matemática, Métodos e Práticas do Ensino das Ciências Humanas,Métodos e Práticas do Ensino das Ciências Naturais, Métodos e Práticas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Práticas de Ensino, Metodologia Científica e Produção Textual, Práticas de Ensino
12 - Compreender as relações entre educação e trabalho, a diversidade cultural, a cidadania, entre outras problemáticas da sociedade contemporânea
Ciências Sociais e atualidade Brasileira, Dimensões Histórico Políticas e Sociais da Educação, Educação Sociedade e Trabalho
13 - Integrar diferentes conhecimentos e tecnologias de informação e comunicação novo planejamento e desenvolvimento de práticas pedagógicas escolares e não escolares
Tecnologias Educacionais, Empreendedorismo