Apresentação

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A FACULDADE MODELO  foi criada em 2004 pelo  Instituto Modelo de Ensino Superior S/C Ltda –  que nasceu dos anseios e vivência educacional  de educadores com mais de 30 anos de labuta na educação básica, e visavam na criação de uma faculdade  e envolver professores pesquisadores e alunos em um processo de reflexão pedagógica voltado a novos caminhos de qualificação profissional, caminhos estes que impõem engajamento social e político na construção de uma sociedade mais humana, justa e solidária, tal vinham praticando a anos nos ciclos anteriores de educação.
Foi idealizada e criada pela experiência de um grupo que sempre entendeu ser a educação, a mola mestra do processo de desenvolvimento de uma sociedade, por isso geneza pharmacueticals não hesitando em investir na construção de seus ideais, sempre baseado no perfeito equilíbrio entre a vontade de fazer e a maneira de como fazer, aliado a ética profissional e a responsabilidade social.A Faculdade tem por objetivo comprometimento com as questões educacionais e com a produção do conhecimento através da pesquisa necessária de cunho didático e, defende que a mudança é possível e que esta passa pela educação. Que fazer educação é construir cidadãos críticos, autônomos e livres. Que ensinar exige competência profissional, transparência, coragem, liberdade, autoridade, simplicidade e paixão. Que ensinar exige pesquisa e que pesquisa exige ensino. Que nós, educadores, sejamos apaixonados e comprometidos com a causa da educação que nos dignifica e nos valoriza como pessoas e profissionais.A Faculdade Modelo efetiva uma nova forma de oferta para cursos de graduação: modular, com flexibilização, personalização do ensino, de maneira interdisciplinar, buscando também a transdisciplinaridade.

A visão transdisciplinar tem demonstrado sua validade e importância no processo de levar quem estuda a desenvolver com maior facilidade suas competências. Pensando nisso, é que a Faculdade Modelo está promovendo também, uma mudança pedagógica nos cursos, começando pelo conceito de grade curricular, que será extinta para dar lugar a pedagogia das competências.Essa pedagogia parte de um referencial chamado formação por competência, que vem de um movimento, o do ensino baseado em competência, que nada mais é do que montar o currículo pensando naquilo que precisa ser desenvolvido, não mais com as disciplinas individualmente.

O conjunto dessas modificações propostas vem de encontro com as necessidades da reestruturação da instituição, tanto no aspecto físico e institucional, como da nova concepção da formação acadêmica por competência, a qual tem cumprido as novas exigências da demanda no mercado de trabalho.Assim a reorganização da matriz curricular  de modo a atender os novos princípios baseados em flexibilidade e autonomia. Sendo assim, o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, propõe uma estrutura curricular baseada na qualidade da prática docente, assim compreendida:

—  SABER – Conhecimento dos conteúdos de formação;

—  SABER PENSAR – Refletir sobre a própria prática em função da teoria;

—  SABER INTERVIR – Saber mudar/ melhorar/ transformar a própria     prática

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